segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Crente pode fazer tatuagem?

CRENTE FAZER TATUAGENS? É DE DEUS?
           
Este estudo se refere ao que o titulo diz e não aqueles que já possuem tatuagens desde o tempo antes de se tornarem crente em Jesus.
Estamos vivendo tempos difíceis, final dos tempos, e um dos sinais que Jesus nos alertou sobre o principio das dores seria o engano. Por isso muitos já não sabem mais o que é certo ou errado. Há muita mistura de costumes com doutrinas, muita confusão, por falta de conhecimento da palavra de Deus.




Muitos têm duvidas a este respeito, principalmente pelo fato de não haver na Bíblia um texto especifico sobre este assunto no novo testamento. Tem sim no antigo, aliás, o único versículo que existe na bíblia que fala especificamente que é pecado não usar tatuagem está em Levitico 19.28, mas se trata apenas de um versículo isolado, pois se lermos os versículos anteriores que fala que não podemos cortar o cabelo e nem fazermos barba, então concluímos que se não podemos fazer tatuagem também não podemos cortar o cabelo e fazer a barba. Por tanto para este estudo não usaremos esta referencia bíblica, que cremos ser especifico ao povo judeu.

É CLARO QUE NESTE ESTUDO, NÃO ESTAMOS ABORDANDO AQUELES QUE NO PASSADO FIZERAM TATUAGENS, POIS DEUS NÃO LEVA EM CONSIDERAÇÃO O TEMPO DA IGNORÂNCIA (ATOS 17.30) . TODO O PASSADO É APAGADO PARA DEUS QUANDO NASCEMOS DE NOVO.
É fato que existem muitas pessoas tatuadas que são tremendamente usadas por Deus!

Voltamos ao fato de que estamos vendo cada vez mais crentes se tatuando, mas será que é da vontade Deus isso, ou será que Deus não se importa por se tratar de algo muito particular de cada um? Vamos expor os assuntos um a um:

1 -        No novo testamento não tem nada sobre tatuagem? Vamos partir do principio de que, não é porque não está escrito determinada palavra ou assunto na bíblia, não significa que ela não fala a respeito. 

Não tem na bíblia a palavra TRINDADE, mas ela fala a respeito, e todos nós evangélicos cremos na santíssima trindade. Não tem escrito a palavra LIVRE ARBITRIO, mas nem por causa disto deixamos de crer no poder de escolha do homem, porque a bíblia fala a respeito. Não existe nas escrituras alguma frase do tipo FUMAR É PECADO, mas todos nós sabemos que o fumo é pecado. A bíblia nos deixa claro que tudo o que fazemos que destrói o nosso corpo é pecado, porque o nosso corpo é templo do Espírito Santo, como está em 1 Corintios 3.16,17. Quando se faz uma tatuagem a pele sofre uma queimadura, a pele naquele local é destruída permanentemente, será que quando fazemos uma tatuagem não estamos danificando o nosso corpo que é o templo do Espírito Santo? A bíblia nos afirma que não pertencemos a nós mesmo, mas fomos comprados por alto preço. O nosso corpo não nos pertence, mas sim a Deus. Tem que se pensar nisso.

2-         Tudo deve ser para gloria de Deus. 

O Espírito de Deus fala através do apostolo em Paulo em 1 Corintios 10.31,32 “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. “, ou seja tudo o que fazemos o devemos fazer para a gloria de Deus. Então é preciso responder as perguntas do tipo:
§  Será que o crente que faz uma tatuagem ora a Deus e pede a sua direção para saber se é ou não da Sua vontade?
§  O cristão que faz uma tatuagem será que o faz para a gloria de Deus?
§  Em que você pode glorificar a Deus fazendo uma marca permanente no seu corpo?
§  Será que uma tatuagem ainda que seja o nome de JESUS no nosso corpo glorifica a Deus?
§  Não causa escândalo para a igreja?

A palavra de Deus nos ensina que devemos glorificar a Deus no nosso corpo, isto significa que devemos nos santificar, e para mostrar o nosso amor a Deus o devemos fazer com a nossa vida e não escrevendo no nosso corpo que eu o amo: “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional” Rom. 12.1.  Os fariseus faziam isso, ou seja, alargavam os seus filactérios para mostrarem a todos que eram religiosos que cumpriam a lei (Mateus 23.5) e Jesus os repreendeu, pois por fora mostravam que amavam a Deus mas suas atitudes eram contrarias. E sobre o escândalo diz o apostolo Paulo : “Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus” (1 Cor.10.32)

3-         E se um crente faz uma tatuagem, a quem ele está imitando, algum homem ou mulher de Deus? 

A bíblia diz: “Para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas.”Hebreus 6.12. Ou está sendo influenciado pelo mundo? Jesus nos ensina que devemos ser a luz do mundo (Mateus 6.14), ou seja, devemos influenciar a sociedade e não ser influenciada por ela.
§  As escrituras nos ensinam que não podemos estar no mesmo nível dos ímpios (1 Corintios 6.14-15).
§  Alguns crentes que se tatuam usam o pretexto de fazê-lo para poder “evangelizar” os mundanos ou aqueles que usam tatuagens. Não seria  isto é um absurdo? Por que se é assim então os crentes também devem usar drogas e álcool para poder evangelizar os viciados? Com certeza não, pois ao recebermos o Espírito Santo recebemos poder de Deus para dar testemunho de nosso Senhor Jesus Cristo a qualquer pessoa (Atos 1.6)
De onde vem a pratica da tatuagem? Da bíblia e dos heróis da fé é que não. Quem pesquisar a respeito vai descobrir que existem muitas provas arqueológicas que afirmam que as primeiras tatuagens foram feitas no Egito entre 4000 e 2000 a.C. e também por nativos da Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia (maori), que geralmente, tatuavam-se em rituais ligados a religião. Essa pratica vem do mundo, pense nisso.

4-         Outra questão que pesa também na hora de um crente fazer uma tatuagem é a questão da autoridade (Romanos 13).

            Todos nós estamos debaixo de alguma autoridade que Deus instituiu, e Ele não aprova a desobediência as autoridades. Para nossa reflexão façamos as seguintes perguntas ao crente que fez ou pensa em fazer uma tatoo:
§  Está em obediência aos pais?
§  Tem a aprovação do seu pastor?
§  Não fez ou vai fazer escondido?

Se aquele que faz uma tatuagem, no caso dos jovens, está desaprovado pelos pais, e o membro da igreja não tem a aprovação do seu pastor ou gerará escândalo na igreja, essa pessoa está em desobediência. Será que Deus está nisto? E outra coisa, as obras boas são feitas na luz e não há necessidade de esconder.
Há também a questão profissional, ainda que as tatuagens não estejam veiculadas a possibilidade negativa de caráter e de personalidade, a maioria das empresas, na prática, não aceita funcionários com tatuagens amostra, podemos taxar isso de preconceito, de coisa ultrapassada, mas é a realidade, são regras internas de muitas empresas, por tanto se você pretende fazer alguma tatuagem deve pensar muito bem na profissão que você deseja ter, pois existem cargos, principalmente públicos, que um tatuado jamais poderá ter, pelo menos por enquanto. Pense em sua carreira e profissão.

5-         A ultima questão, mas não menos importante é sobre o que não é pecado. Vamos levar em conta que fazer uma tatuagem não é pecado. Mas tudo o que não é pecado convém ao crente fazer? O apostolo Paulo nos dá uma aula de Ética Cristã em 1 Corintios 6.12 : “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convém. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.” Nem tudo o que não é pecado convém ao crente fazer, ao membro, ao diácono, ao pastor etc. Não convém a nossa fé cristã. Quando escolhemos seguir a Cristo, entendemos que devemos negar muitas coisas do mundo. Se você quer fazer o que todas as pessoas do mundo fazem então você não pode seguir a Cristo. Ele disse: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si  mesmo,  e tome cada dia a sua cruz, e siga-me”  ( Lucas 9.23 ).
Outros podem até dizer, mas no país tal fazem assim, mas não estamos no país tal, estamos? A verdade é que muitas pessoas são rápidas em dar uma desculpa porque não aceitam serem repreendidas. Essas pessoas desprezam o conhecimento e o temor de Deus (Leia Provérbios 1. 20-33).

Se fazer tatuagem, que fere a pele não convém ao crente, não é pecado então a mulher furar a orelha para por brinco? 

E Cortar o cabelo, depilação, pintar unhas? Partindo do principio de que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, então tudo o que fazemos no nosso corpo que é prejudicial à saúde é pecado. Se tipos de tintas ou tratamentos no cabelo são prejudiciais a saúde, com certeza é pecado. Por isso se tem que ter cuidado na hora de cuidar do cabelo. Se o propósito de uma cirurgia, por exemplo, for para o bem da saúde e bem-estar da pessoa, como a auto estima, com certeza ela está cuidando do corpo, cuidando do templo do Espírito, e isso é para a gloria de Deus (1 Corintios 10.31,32), mas se o propósito é uma vaidade exagerada, com certeza é pecado de acordo com a Bíblia. A bíblia em cânticos de Salomão menciona sem escândalo o uso de adornos pela mulher (Canticos 1.10,11).


MAS O QUE QUE É ISSO?

Moda? Algo muito individual? Deus não se importa com isso? Claro que para Deus o mais importante é o coração, mas isso não significa que Ele não se importa com o que fazemos com o corpo.  O corpo é “seu” e você faz o que quiser dele...  Alias não é bem seu, ou melhor, não é seu, mas pertence ao Senhor que te comprou com seu sangue. 
E se você é um crente em Jesus Cristo, você faz parte do corpo de Cristo que é a igreja, e qualquer mudança em você que é membro do corpo de Cristo, pode ou não afetar todo o corpo que é a igreja de JESUS. Tudo o que fazemos devemos fazer para a gloria de Deus, temos que vigiar para não causar escândalo.
Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual vem o escândalo.Mateus 18.7
Não posso dizer que fazer uma tatuagem é um pecado em si, no entanto é preciso sondar o proprio coração e observar ao redor se promoverá a glória de Deus ou causará confusão.
          É preciso lembrar também que retirar uma tatuagem é praticamente impossível pois é muito caro. O que hoje parece aceitável pra você que é jovem, pode não ser tão bom assim quando você estiver casado, trabalhando e tendo que ensinar seus filhos. Não pergunte apenas por que é errado se tatuar, pergunte por que seria certo fazê-lo.
Algumas pessoas podem pensar: Não tem coisa mais importante não para escrever, do que ficar falando de quem faz ou não tatuagens? Mas acontece que o fato de algo não ter importância para alguns não significa que não tem importância para todos.
No entanto, de qualquer forma, todos prestaremos contas com o Senhor, das obras que fizemos neste e com este corpo, pense nisso tudo.

Fonte: Blog - http://bereianosagrado.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário